Enucleações – Infelizmente, às vezes, é a única opção.

Existem várias condições dos olhos de nossos amados bichinhos, que podem ser dolorosas e até levar à cegueira.

Embora o objetivo de um oftalmologista veterinário seja tentar salvar os olhos e também a visão sempre que possível, às vezes é necessária a remoção de um olhinho, que chamamos de enucleação. Algumas razões possíveis para a remoção de um olho incluem glaucoma não controlado, um tumor dentro do olho ou traumatismo grave no olho.

Se você foi encaminhado a um oftalmologista veterinário para avaliação, ele primeiro examinará seu animal para determinar o que pode estar acontecendo. Se seu animal de estimação for diagnosticado com uma condição dolorosa ou que ameace a visão, podem estar disponíveis opções de tratamento para tentar preservar o olho, por isso a importância de visitar regularmente o seu veterinário, pois é muito importante diagnosticar esses problemas logo no início para evitar a retirada do órgão.

O nosso intuito é de manter a harmonia e a integridade dos nossos pets amados. Atualmente, com a tecnologia avançada na medicina, temos diversas opções de tratamentos para evitar a todo custo que uma enucleação seja realizada, como por exemplo nos casos de Glaucoma temos a cirurgia com Laser Cirúrgico, que hoje pode, inclusive, ser tratado em nosso espaço com resultados maravilhosos.

Temos também algumas situações onde em um acidente doméstico o olho do seu pet perfura, mas nós conseguimos salvar o olhinho através de técnicas cirúrgicas, recuperando completamente o olhinho do seu pet. Muitas vezes a visão fica afetada, mas ele não precisa perder o olhinho o que já agride menos a forma física dos nossos amiguinhos.

No entanto, algumas vezes, como alternativa final, se for determinado que não há tratamentos viáveis disponíveis e tudo o que poderia ter sido feito foi feito, o seu pet pode ser encaminhado para discutir a enucleação, que pode resolver um quadro doloroso no olho do seu amiguinho.
Nesses casos, o tratamento é ainda mais especial, pois além de lidarmos com a questão psicológica de saber que nosso amiguinho vai perder a visão, ainda temos que lidar com o choque de perder um órgão.

Nessas situações mais drásticas, podemos fazer uma prótese, onde a visão ainda é completamente comprometida, mas o rostinho do seu pet fica normal e até imperceptível devido ao uso da estrutura natural do seu bichinho amado. Após o procedimento, a maioria dos tutelares desses animais têm considerado que eles toleram muito bem a remoção do olho e voltam a agir normalmente em questão de dias. Na verdade, embora lutemos a todo custo contra a remoção do olho, esta, por sua vez, quando necessária, pode melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Caso esteja com alguma dúvida a nossa equipe se coloca à sua disposição.

👁 O Olho do Dono
🐶 Oftalmologia Veterinária
📍SP (11) 9 7128 8644 – (11) 99762-7282
📍RS (54) 99989-6123
📲 https://linktr.ee/oolhododono

#enucleacao #protese #maustratos #veterinario #oftalmologia #oftalmologiaveterinaria #oftalmo #vetmed #medicinaveterinária #veterinária #vet #saopaulo #passofundo #cao #gato #medicinavet #crmv #oolhododono #pet #medvet #cat #animal #animais #petlover #instapet #instagood #passofundo #riograndedosul #cachorro @jeanetrein @nathaliaseabraoftalmo @crisroveratti

Leave a Reply

Your email address will not be published.