Medicamentos para os olhos

Se o seu animal de estimação recebeu medicamentos tópicos para os olhos, você pode estar se perguntando como irá administrá-los! Para tratar adequadamente seu animal de estimação, pode ser necessário aplicar medicamentos várias vezes ao dia ou aplicar vários medicamentos diferentes. A adesão do proprietário e do animal de estimação ao regime de tratamento pode ser a chave para o sucesso, portanto, esperamos que essas dicas para o uso de medicamentos oculares sejam úteis.

Dicas gerais:

• Lave e seque as mãos antes de começar.
• Antes de aplicar medicamentos oculares, limpe suavemente qualquer secreção ao redor dos olhos do seu animal de estimação usando gaze e soro fisiológico.

• Se o medicamento for uma suspensão, pode ser necessário agitá-lo primeiro. Verifique com o seu prescritor para ver se este é o caso.

• Aplique apenas 1 gota ou tira de ¼ de polegada (aproximadamente do tamanho de um grão de arroz) de pomada de cada vez. Aplicar mais medicação não prejudicará seu animal de estimação, mas não será mais eficaz e será um desperdício de medicação.

• Aplique os medicamentos em ordem de espessura – ou seja, aplique gotas primeiro, seguidas de gel e depois pomadas.

• Se aplicar mais de um medicamento por vez, você deve sempre esperar pelo menos 5-10 minutos entre os medicamentos (para gotas de gel ou pomadas aguardar intervalo de 1 hora).

• Tente não deixar a ponta do frasco ou da pomada tocar diretamente nas mãos ou nos olhos.

• Mantenha sempre o frasco limpo e livre de sujidades e pelos.

• Lave as mãos depois de aplicar medicamentos nos olhos do seu animal de estimação.

• Caso seja necessário, seque ao redor do olhos ao final do processo de instilar os colírios para manter sempre as pálpebras secas.

Se você estiver aplicando gotas tópicas, tente segurar uma mão sob o queixo do seu animal de estimação, usando sua mão para inclinar a cabeça para cima; isso também pode ajudar a encorajar o olho a permanecer aberto. Você pode usar a mão direita para segurar o frasco conta-gotas e usar o lado da mão para puxar suavemente a pálpebra superior para cima. Uma única gota pode então ser aplicada. Esta técnica pode ser usada com seu animal de estimação voltado para você ou longe de você. Um segundo conjunto de mãos também pode ser útil, se você encontrar alguém para ajudá-lo.

Se você estiver aplicando pomadas tópicas, uma técnica semelhante pode ser usada, aplicando a pomada diretamente no globo ocular. Outra opção é puxar suavemente a pálpebra inferior e aplicar o medicamento ao longo da parte interna da pálpebra.

Seu animal de estimação pode apertar os olhos ou piscar com mais frequência por um minuto ou dois após a aplicação dos medicamentos, isso é normal. No entanto, nunca deixe ele coçar os olhos. Às vezes, parte da medicação pode entrar na boca através do sistema nasolacrimal – se a medicação for amarga, seu animal de estimação pode salivar mais do que o normal. Dar ao seu animal de estimação um tratamento na época da aplicação da medicação pode ajudar a evitar isso.

Se você estiver preocupado por qualquer motivo ou tiver alguma dúvida sobre medicamentos oculares que seu animal de estimação tenha prescrito, entre em contato com seu veterinário ou um oftalmologista veterinário perto de você!

Numa consulta simples a equipe d’O Olho do Dono te ajuda a entender cada medicamento e seu devido uso.

👁 O Olho do Dono
🐶 Oftalmologia Veterinária
📍SP (11) 9 7128 8644 – (11) 99762-7282
📍RS (54) 99989-6123
📲 https://linktr.ee/oolhododono

#medicamento #bula #indicacao #veterinario #oftalmologia #oftalmologiaveterinaria #oftalmo #vetmed #medicinaveterinária #veterinária #vet #saopaulo #passofundo #cao #gato #medicinavet #crmv #oolhododono #pet #medvet #cat #animal #animais #petlover #instapet #instagood #passofundo #riograndedosul #cachorro @jeanetrein @nathaliaseabraoftalmo @crisroveratti

Leave a Reply

Your email address will not be published.